Investigação de novas estratégias para combater o despovoamento rural em Espanh
en-GBde-DEes-ESfr-FR

Investigação de novas estratégias para combater o despovoamento rural em Espanh


Investigadores da Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) e da Universidade de Cádiz (UCA) realizaram um estudo para compreender e enfrentar o problema do despovoamento rural. Os autores propõem uma abordagem em que o conjunto de políticas, regulamentos e estratégias que organizam o desenvolvimento urbano e rural sejam integrados na conceção das políticas de desenvolvimento local.

O despovoamento rural é um fenómeno que ameaça a sustentabilidade de muitas comunidades em Espanha e que afeta tanto o tecido socioeconómico como o equilíbrio ambiental do território. “O ordenamento do território não pode ser parcial ou setorial, mas sim estratégico, integral e executivo”, explica um dos autores do estudo, Juan Antonio Lobato Becerra, doutorando em Direito na UC3M e autor do estudo, em parceria com María del Carmen Pérez González, da Universidade de Cádiz. “Só através de uma abordagem holística, que integre fatores demográficos, económicos e urbanos, será possível conceber e implementar medidas eficazes”, acrescenta o investigador.

Reforçar o tecido empresarial, melhorar as infraestruturas, promover a diversificação económica, conservar o património, desenvolver os recursos naturais de modo sustentável, promover os serviços e o comércio, bem como gerir a atração de população que pode chegar a determinados territórios, são circunstâncias que, segundo os autores, devem ser tidas em conta no planeamento territorial e urbano para combater o despovoamento.

Os investigadores constataram que os municípios com estratégias de planeamento urbano atualizadas e bem estruturadas têm mais hipóteses de travar a perda de população e até de a inverter. Por exemplo, o crescimento médio da população nos municípios com planeamento atualizado foi de 10%, em comparação com um declínio de 18% a 28% nos municípios sem tal planeamento. Este facto reforça a necessidade de o ordenamento do território desempenhar um papel central nas políticas de desenvolvimento rural, garantindo soluções sustentáveis adaptadas a cada contexto local.

Para ultrapassar as limitações dos planos tradicionais e avançar para soluções sustentáveis com um impacto real nos territórios em causa, o estudo determina que os planos não vinculativos devem ser convertidos em instrumentos normativos, além de incentivar a participação estruturada dos atores, que terão de avaliar periodicamente estas medidas para ajustar as políticas.

As conclusões do estudo poderão ter um grande impacto na formulação de futuras políticas públicas, bem como contribuir para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais, atrair novos habitantes, promover a atividade económica e evitar o desaparecimento de municípios com um elevado valor patrimonial, cultural e ambiental.

Uma perspetiva holística como chave para travar o despovoamento

Para realizar a investigação, publicada no Journal of Urban Planning and Development, os autores abordaram o despovoamento numa perspetiva holística, analisando não só a sua dimensão demográfica e económica, mas também o impacto do planeamento territorial. “Esta abordagem multidisciplinar não só permite uma melhor compreensão do fenómeno, como também fornece ferramentas práticas para os decisores políticos conceberem estratégias mais eficazes, e salienta a importância de as políticas de desenvolvimento territorial serem não só estratégicas, mas também executáveis e vinculativas, garantindo a sua aplicação real e efetiva nos territórios em causa”, afirma Juan Antonio Lobato.

Os autores utilizaram diferentes metodologias durante a investigação, a fim de analisarem o despovoamento a partir de múltiplas perspetivas. “Combinámos a análise quantitativa de dados demográficos, económicos e territoriais com uma abordagem qualitativa baseada em estudos de caso”, explica María del Carmen Pérez González, da UCA.

Além disso, os investigadores também utilizaram o Atlas Digital de las Áreas Urbanas, uma ferramenta criada pelo Ministerio de Vivienda y Agenda Urbana, à qual está vinculada a Secretaría General para el Reto Demográfico. Graças a esta ferramenta, puderam visualizar as tendências demográficas, económicas e urbanas, obtendo um diagnóstico mais preciso dos municípios em risco de despovoamento. Da mesma forma, a atualização constante dos dados nesta plataforma permite acompanhar a evolução do problema ao longo do tempo, tornando a investigação um instrumento dinâmico de diagnóstico.

Vídeo: https://youtu.be/4mPvrU55z6w

Referência bibliográfica: Lobato Becerra, J.A. Pérez González, M. C. (2024). Toward a More Integrated Approach to Planning and Implementing Local Development Policies to Tackle Rural Depopulation in Empty Spain. Journal of Urban Planning and Development. Volume 151, Issue 1. https://doi.org/10.1061/JUPDDM.UPENG-4604 
Attached files
  • Quadro do despovoamento rural em Espanha.
Regions: Europe, Spain
Keywords: Society, Social Sciences, Economics/Management, Humanities, Law, Business, Knowledge transfer, Universities & research

Disclaimer: AlphaGalileo is not responsible for the accuracy of content posted to AlphaGalileo by contributing institutions or for the use of any information through the AlphaGalileo system.

Testimonials

For well over a decade, in my capacity as a researcher, broadcaster, and producer, I have relied heavily on Alphagalileo.
All of my work trips have been planned around stories that I've found on this site.
The under embargo section allows us to plan ahead and the news releases enable us to find key experts.
Going through the tailored daily updates is the best way to start the day. It's such a critical service for me and many of my colleagues.
Koula Bouloukos, Senior manager, Editorial & Production Underknown
We have used AlphaGalileo since its foundation but frankly we need it more than ever now to ensure our research news is heard across Europe, Asia and North America. As one of the UK’s leading research universities we want to continue to work with other outstanding researchers in Europe. AlphaGalileo helps us to continue to bring our research story to them and the rest of the world.
Peter Dunn, Director of Press and Media Relations at the University of Warwick
AlphaGalileo has helped us more than double our reach at SciDev.Net. The service has enabled our journalists around the world to reach the mainstream media with articles about the impact of science on people in low- and middle-income countries, leading to big increases in the number of SciDev.Net articles that have been republished.
Ben Deighton, SciDevNet

We Work Closely With...


  • e
  • The Research Council of Norway
  • SciDevNet
  • Swiss National Science Foundation
  • iesResearch
Copyright 2025 by AlphaGalileo Terms Of Use Privacy Statement