Frente unida na luta contra o cancro do pâncreas
en-GBde-DEes-ESfr-FR

Frente unida na luta contra o cancro do pâncreas

Location: UK, Portugal & Australia

Numa relevante iniciativa global coincidindo com o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, quinta-feira 16 de novembro, o Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, em Portugal, que iniciará a sua atividade em breve, em parceria com o Jreissati Pancreatic Centre at Epworth, na Austrália, e o Cancer Research UK Cambridge Centre - Pancreatic Cancer Programme, no Reino Unido, anunciam uma colaboração pioneira. Esta aliança, que ultrapassa as fronteiras nacionais, marca um importante passo no sentido de enfrentar o desafio crescente que o cancro do pâncreas representa, rapidamente a tornar-se um dos cancros mais mortais a nível mundial.

Atenção global para uma ameaça silenciosa

O aumento exponencial dos casos de cancro do pâncreas, sobretudo nos países industrializados, levou estes três centros de investigação a unir esforços. Com o cancro do pâncreas prestes a tornar-se nas próximas duas décadas a segunda principal causa de morte por cancro na Europa e nos EUA, estas instituições estão a alertar para a necessidade urgente de uma maior sensibilização do público para esta doença. O seu esforço de colaboração centra-se na educação sobre os factores de risco, os sintomas frequentes e a importância crucial da deteção precoce, com o objetivo coletivo de melhorar os resultados do tratamento e as taxas de sobrevivência.

Compreender o cancro do pâncreas:

O pâncreas, uma glândula vital localizada no interior do abdómen, desempenha um papel duplo na digestão e na regulação do açúcar no sangue. O cancro do pâncreas resulta do crescimento anormal de células na glândula pancreática, dando origem a tumores. Com sintomas iniciais muitas vezes inespecíficos, a deteção precoce é um desafio crucial para o tratamento eficaz.

Este cancro manifesta-se principalmente sob duas formas: tumores exócrinos (95% dos casos, com origem nas células dos canais pancreáticos) e tumores endócrinos (5% dos casos, com início nas células produtoras de hormonas). As opções de tratamento incluem a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. Dada a complexidade dos seus sintomas iniciais, a aliança sublinha a importância de saber reconhecer uma combinação de sintomas e fatores de risco.

Principais sintomas e fatores de risco:

Os primeiros sintomas podem incluir dores no meio das costas, perda de peso inexplicável, dores de estômago e icterícia, entre outros, enquanto os factores de risco incluem o tabagismo, a obesidade, a idade, a diabetes de tipo 2, o consumo crónico de álcool e a história familiar. O diagnóstico é feito através da combinação de sintomas, fatores de risco e exames de diagnóstico como imagiologia, endoscopia e laparoscopia.

Esforços de divulgação e educação:

Para assinalar o Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, os três centros realizarão várias actividades de sensibilização, incluindo cartazes informativos, t-shirts de cor roxa, cartões de perguntas e respostas sobre o pâncreas, questionários com prémios e perguntas vox pop aos seus colaboradores e ao público. As campanhas nas redes sociais, a venda de plantas e bolos para angariação de verbas para apoio à investigação e um webinar especial aberto ao público intitulado "Day-by-Day: Living with Pancreatic Cancer" (Dia a dia: viver com o cancro do pâncreas), com a participação de especialistas, também fazem parte dos eventos do dia.

Dar as mãos para fazer a diferença:

Esta colaboração representa uma frente conjunta na luta global contra o cancro do pâncreas. Ao combinarem recursos, conhecimentos especializados e um compromisso comum com a deteção precoce e a melhoria do tratamento, estes centros pretendem mudar a narrativa do cancro do pâncreas, oferecendo esperança aos doentes de todo o mundo.

Mais informações sobre os Centros Colaboradores:

1. Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre

Uma iniciativa inovadora da Fundação Champalimaud e dos filantropos Mauricio e Charlotte Botton, este centro é um dos primeiros no mundo dedicado tanto à investigação como ao tratamento do cancro do pâncreas. Financiado por um donativo de 50 milhões de euros, tem por objetivo fazer avançar a nossa compreensão e o controlo desta doença, frequentemente diagnosticada em fases avançadas.

2. Centro Pancreático Jreissati em Epworth:

Criado pela família Jreissati em colaboração com a Epworth Medical Foundation, este centro é impulsionado por um compromisso pessoal de combate ao cancro do pâncreas. Centrando-se no diagnóstico precoce, o centro esforça-se por melhorar significativamente os resultados dos doentes através de um melhor tratamento, investigação e educação.

3. Centro CRUK de Cambridge - Programa de Cancro do Pâncreas:

Parte integrante do Centro de Investigação do Cancro do Reino Unido (CRUK) em Cambridge, este programa reúne peritos de várias disciplinas. A sua investigação em colaboração tem por objetivo levar terapias revolucionárias do laboratório para a cabeceira do doente, melhorando os resultados dos doentes através de ensaios e estudos inovadores.

Attached files
  • 2020mage12023quare-.png
Regions: Europe, Portugal, United Kingdom, Oceania, Australia
Keywords: Health, Medical, Public Dialogue - health, Grants & new facilities

Testimonials

For well over a decade, in my capacity as a researcher, broadcaster, and producer, I have relied heavily on Alphagalileo.
All of my work trips have been planned around stories that I've found on this site.
The under embargo section allows us to plan ahead and the news releases enable us to find key experts.
Going through the tailored daily updates is the best way to start the day. It's such a critical service for me and many of my colleagues.
Koula Bouloukos, Senior manager, Editorial & Production Underknown
We have used AlphaGalileo since its foundation but frankly we need it more than ever now to ensure our research news is heard across Europe, Asia and North America. As one of the UK’s leading research universities we want to continue to work with other outstanding researchers in Europe. AlphaGalileo helps us to continue to bring our research story to them and the rest of the world.
Peter Dunn, Director of Press and Media Relations at the University of Warwick
AlphaGalileo has helped us more than double our reach at SciDev.Net. The service has enabled our journalists around the world to reach the mainstream media with articles about the impact of science on people in low- and middle-income countries, leading to big increases in the number of SciDev.Net articles that have been republished.
Ben Deighton, SciDevNet

We Work Closely With...


  • BBC
  • The Times
  • National Geographic
  • The University of Edinburgh
  • University of Cambridge
Copyright 2023 by AlphaGalileo Terms Of Use Privacy Statement