Fundação Bial reúne investigadores para debater experiências de fim de vida
en-GBde-DEes-ESfr-FR

Fundação Bial reúne investigadores para debater experiências de fim de vida

14/01/2026 Bial Foundation

“Experiências de fim de vida” é o tema da edição de 2026 do Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação Bial, que decorrerá de 8 a 11 de abril, na Casa do Médico, no Porto, e cujas inscrições estão já abertas.

Esta edição, a 15ª, reúne alguns dos mais destacados investigadores internacionais em neurociências, psicologia e filosofia, numa reflexão profunda sobre um dos fenómenos mais universais e desafiantes da condição humana.

O simpósio tem como objetivo fomentar o diálogo interdisciplinar entre diferentes abordagens — científicas, filosóficas e culturais — para explorar o que é cientificamente conhecido sobre os processos biológicos que ocorrem quando a vida termina, como diferentes culturas interpretam a morte e se a experiência da morte pode alterar a nossa compreensão da realidade.

Axel Cleeremans (Bruxelas, BE), psicólogo e presidente da comissão organizadora, afirma que “o objetivo do simpósio não é tanto trazer novos dados para a comunidade, mas sim promover a troca de ideias num formato aberto e criativo. Certamente que um dos aspetos centrais dos debates se focará na tensão entre as abordagens estritamente científicas da morte e as abordagens mais espirituais, que muitas vezes deixam em aberto a possibilidade de uma existência continuada após a morte”.

Abertura
O Simpósio terá início no final da tarde do dia 8 de abril com uma palestra de abertura proferida pelo eminente neurocientista Christof Koch (Seattle, EUA), que recorrerá a experiências extraordinárias, como as experiências de quase morte, para questionar o fisicalismo, a perspetiva segundo a qual a consciência pode ser totalmente reduzida a partículas materiais e às suas interações. Em oposição a esta visão, Koch defende o idealismo e o panpsiquismo, que descreve como compatíveis com o naturalismo e com o método científico.

Primeira Sessão
A primeira sessão, dedicada aos “Processos de fim de vida”, terá lugar na manhã de 9 de abril. Moderada por Helané Wahbeh (Novato, EUA), abordará os múltiplos processos que ocorrem à medida que a morte se aproxima. Contará com intervenções de Michael Rera (Paris, FR), Daniel Kondziella (Copenhaga, DK) e Marjorie Woollacott (Eugene, EUA). Rera centrar-se-á na biologia do processo de morrer. Kondziella explorará a origem evolutiva das experiências de quase morte. Woollacott dedicar-se-á ao fenómeno surpreendente da lucidez terminal. A sessão encerrará com uma conferência magistral de Michael Nahm (Freiburg, DE), que fará uma síntese dos fenómenos invulgares associados às experiências de fim de vida.

Segunda Sessão
A segunda sessão, intitulada “Momentos de fim de vida”, decorrerá na manhã de 10 de abril e será dedicada às experiências de quase morte (EQMs). Moderada por Etzel Cardeña (Lund, SE), terá início com uma intervenção de Janice Holden (Denton, EUA), que abordará as experiências anómalas relatadas por quem viveu uma EQM. De seguida, Charlotte Martial (Liège, BE) oferecerá uma perspetiva neurocientífica sobre as EQMs. Bárbara Gomes (Coimbra, PT) questionará sobre o que será mais importante para as pessoas nos seus últimos momentos de vida. Por fim, a conferência magistral será proferida por Jim Tucker (Charlottesville, EUA), que analisará relatos intrigantes de memórias de vidas passadas em crianças e questionará como deveremos interpretar este fenómeno.

Terceira Sessão
A terceira sessão, na manhã de 11 de abril, será dedicada às “Crenças e impactos de fim de vida” e será moderada por Veena Kumari (Londres, UK). Procurará documentar como o contexto cultural em que a morte ocorre molda a sua experiência. Mira Menzfeld (Zurique, CH) desenvolverá uma abordagem etnográfica para estudar a perceção e vivência da morte em diferentes culturas. Allan Kellehear (Newcastle upon Tyne, UK) mostrará como uma abordagem antropológica da experiência da morte pode ajudar a compreender as condições que tornam o morrer uma experiência significativa. Marieta Pehlivanova (Charlottesville, EUA) fará uma síntese do impacto das experiências de quase morte e da necessidade de apoio das pessoas que as vivenciam. A manhã encerrará com uma conferência magistral de Fanny Charrasse (Bruxelas, BE), que se centrará nas interpretações xamânicas e psicológicas das experiências de quase morte, relatadas por pessoas que participaram em rituais com Ayahuasca.

Apresentações orais
Para além da organização do seu simpósio bienal, a Fundação Bial também apoia investigação básica relevante para o estudo da mente. Na tarde de 9 de abril, os investigadores apoiados pela Fundação Bial terão oportunidade de apresentar oralmente o seu trabalho, dando uma visão geral, em 2 minutos, do seu poster, que estará exposto durante o simpósio. Esta sessão empolgante será moderada por Mário Simões (Lisboa, PT).

Workshops
O Simpósio será ainda fortemente enriquecido por um conjunto notável de quatro workshops participativos, que decorrerão em paralelo, na tarde de 10 de abril. No Workshop 1, Rainer Goebel (Maastricht, NL) e Stefan Schmidt (Freiburg, DE) irão dialogar com o convidado Yesche Regel (Bonn, DE) sobre a forma como a tradição budista concebe a morte e como as suas práticas ajudam as pessoas a prepararem-se para ela. O Workshop 2, moderado por Chris Roe (Northampton, UK), contará com Etzel Cardeña e Marieta Pehlivanova, que farão uma exploração aprofundada das experiências de quase morte. O Workshop 3, conduzido por Rui Costa (Seattle, EUA) e com a participação de Julia Verne (Londres, UK), será dedicado às dimensões pessoais e sociais dos cuidados paliativos. Finalmente, o Workshop 4, moderado por Miguel Castelo-Branco (Coimbra, PT), terá Bárbara Gomes a conduzir uma sessão íntima e interativa, em que os participantes poderão (de forma anónima) partilhar o que mais valorizam no fim de vida e comparar as suas escolhas com as de outras culturas.

Mesa-redonda final
O Simpósio encerrará na tarde de 11 de abril com uma mesa-redonda final, moderada por Axel Cleeremans (Bruxelas, BE), que contará com a participação de Etzel Cardeña, Janice Holden, Christof Koch, Charlotte Martial e Marieta Pehlivanova. Esta será uma oportunidade para continuar a refletir e a partilhar as principais conclusões do simpósio, oferecendo ao público um último momento para interagir com os oradores convidados.

Com o seu 15º Simpósio, a Fundação Bial espera envolver os oradores e o público em torno de uma reflexão profunda e interdisciplinar sobre aquela que é uma das experiências centrais da vida humana: a consciência de que ela terá um fim.

O 15º Simpósio tem formato exclusivamente presencial. As inscrições encontram-se abertas e podem ser efetuadas aqui.
Fichiers joints
  • anner151600x600.jpg
  • edes201520.png
14/01/2026 Bial Foundation
Regions: Europe, Portugal, United Kingdom
Keywords: Health, Medical, Well being, Science, Life Sciences, Society, Psychology

Disclaimer: AlphaGalileo is not responsible for the accuracy of content posted to AlphaGalileo by contributing institutions or for the use of any information through the AlphaGalileo system.

Témoignages

We have used AlphaGalileo since its foundation but frankly we need it more than ever now to ensure our research news is heard across Europe, Asia and North America. As one of the UK’s leading research universities we want to continue to work with other outstanding researchers in Europe. AlphaGalileo helps us to continue to bring our research story to them and the rest of the world.
Peter Dunn, Director of Press and Media Relations at the University of Warwick
AlphaGalileo has helped us more than double our reach at SciDev.Net. The service has enabled our journalists around the world to reach the mainstream media with articles about the impact of science on people in low- and middle-income countries, leading to big increases in the number of SciDev.Net articles that have been republished.
Ben Deighton, SciDevNet
AlphaGalileo is a great source of global research news. I use it regularly.
Robert Lee Hotz, LA Times

Nous travaillons en étroite collaboration avec...


  • e
  • The Research Council of Norway
  • SciDevNet
  • Swiss National Science Foundation
  • iesResearch
Copyright 2026 by DNN Corp Terms Of Use Privacy Statement