CIIMAR organiza evento final do projeto europeu NETTAG+ em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
en-GBde-DEes-ESfr-FR

CIIMAR organiza evento final do projeto europeu NETTAG+ em Vila do Conde e Póvoa de Varzim


CIIMAR organiza evento final do projeto europeu NETTAG+ em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

Nos dias 14 e 15 de abril de 2026, Vila do Conde e a Póvoa de Varzim acolhem o evento final do projeto europeu NETTAG+, dedicado à apresentação e demonstração de soluções inovadoras para abordar o problema do lixo marinho associado às atividades da pesca.
Organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), líder do consórcio, em colaboração com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), o evento decorre ao longo de dois dias e combina um workshop científico com demonstrações práticas em contexto real.

Programa do Evento

No dia 14 de abril o evento terá lugar no Auditório Municipal de Vila do Conde e reúne investigadores do projeto e de outras iniciativas europeias que trabalham na área do lixo marinho. O dia será dedicado à partilha de conhecimento científico e à discussão de estratégias para prevenir e mitigar este problema à escala global.
No dia 15 de abril, a iniciativa prossegue na sede da APMSHM na Póvoa de Varzim, com um programa focado na demonstração prática das soluções desenvolvidas no âmbito do projeto. As atividades incluem demonstrações em terra, com apresentação de tecnologias, ferramentas educativas, experiências de realidade virtual e recomendações políticas, e demonstrações a bordo de uma embarcação de pesca, onde serão testadas soluções como sistemas acústicos e robóticos para localização e recuperação de artes de pesca perdidas.
O evento, endossado pela Década do Oceano, reunirá um conjunto alargado de participantes, incluindo gestores, decisores políticos, representantes do setor das pescas, autoridades marítimas, empresas, comunidade científica e público em geral, promovendo o diálogo e a criação de sinergias entre diferentes áreas.
Como destaca a coordenadora do projeto NETTAG+ e investigadora do CIIMAR, Sandra Ramos, “o lixo marinho é um problema complexo que exige a colaboração de vários setores da sociedade, sendo o envolvimento direto dos pescadores essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes e aplicáveis no terreno”.
O evento final do projeto pretende assim impulsionar a adoção e replicação das soluções desenvolvidas, contribuindo para práticas mais sustentáveis e para uma resposta mais eficaz aos desafios do lixo marinho.

Sobre o NETTAG+

Coordenado por Sandra Ramos e Marisa Almeida, investigadoras do CIIMAR, o NETTAG+ reúne um consórcio internacional e multidisciplinar que inclui: cientistas (CIIMAR, INESC TEC, USC, UNEW, UAveiro), a indústria pesqueira (ARVI, APMSHM, CoGePa, C&S), autoridades governamentais responsáveis pelas pescas (MAFA), organizações não governamentais (ONG) (WWF) e empresas tecnológicas (Succorfish) e de gestão do conhecimento (ERINN).
Financiado pela União Europeia, o projeto tem como objetivo prevenir, evitar e mitigar o impacto ambiental das artes de pesca perdidas e do lixo marinho associado, através do desenvolvimento e teste de soluções inovadoras em estreita colaboração com o setor.
Para mais informações sobre o projeto consulte www.nettagplus.eu.
Regions: Europe, Portugal
Keywords: Science, Environment - science, Agriculture & fishing, Applied science, Public Dialogue - applied science

Disclaimer: AlphaGalileo is not responsible for the accuracy of content posted to AlphaGalileo by contributing institutions or for the use of any information through the AlphaGalileo system.

Referenzen

We have used AlphaGalileo since its foundation but frankly we need it more than ever now to ensure our research news is heard across Europe, Asia and North America. As one of the UK’s leading research universities we want to continue to work with other outstanding researchers in Europe. AlphaGalileo helps us to continue to bring our research story to them and the rest of the world.
Peter Dunn, Director of Press and Media Relations at the University of Warwick
AlphaGalileo has helped us more than double our reach at SciDev.Net. The service has enabled our journalists around the world to reach the mainstream media with articles about the impact of science on people in low- and middle-income countries, leading to big increases in the number of SciDev.Net articles that have been republished.
Ben Deighton, SciDevNet
AlphaGalileo is a great source of global research news. I use it regularly.
Robert Lee Hotz, LA Times

Wir arbeiten eng zusammen mit...


  • The Research Council of Norway
  • SciDevNet
  • Swiss National Science Foundation
  • iesResearch
Copyright 2026 by DNN Corp Terms Of Use Privacy Statement